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Pós-Doutorando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Ciências Sociais, Área de Concentração em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Membro do Núcleo de Análise e Conjuntura Internacional, NACI, PUC-SP. E-mail: rodrigohist@hotmail.com.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduandos em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, sob a orientação da Professora Estefânia Knotz Canguçu Fraga.
Professor Associado 3 da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, com Mestrado em História Social do Trabalho na UNICAMP e Doutorado em História Social na PUC/SP.
Formada em História pela Universidade de Taubaté. Mestranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Trabalha no Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho, de Taubaté, na catalogação e conservação dos documentos datados a partir do século XVII. Contato: amandamonteiro@usp.br.
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Email: tiagoaraujo@ifes.edu.br.
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bolsista desde 2011 pela agência CAPES/REUNI e cadastrado no CNPQ como estudante nos grupos Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e sentimento na História e no Núcleo de Artes Visuais (NAVIS). Desenvolve pesquisas nas áreas de história do teatro, história contemporânea, história política, com ênfase metodológica nas relações entre história e imagem. Email: gustavobononi@hotmail.com.
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCSCL), na qual é Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo. Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professor da graduação e do mestrado em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Membro do Laboratório de Pesquisa, Trabalho e Movimentos Sociais – LTMS/UNIOESTE. Coordenador do Laboratório Multidisciplinar de Educação Continuada – LEC/UNIOESTE. Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Este artigo parte de considerações da tese de doutorado em História defendida em 2009 na Universidade Federal de Uberlândia, que tem como título Memórias e histórias de trabalhadores em luta pela terra: Fernandópolis-SP, 1946-1964. E-mail: moreiravagner@terra.com.br.
Mestranda em Educação pela PUC-MG. E-mail para contato: elenicesf@hotmail.com.
Mestranda em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Email: pamelaresende@yahoo.com.br.
Doutor em História, professor da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia e pesquisador do CNPq.
Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PPH. Área de concentração: Política, Movimentos Populacionais e Sociais. Linha de Pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais. Graduado em Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Professor Auxiliar TIDE da Universidade Estadual de Maringá desde 13 de janeiro de 2004, do Colegiado de Moda – habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto. Tem experiência na área de Engenharia Têxtil, Estrutura Têxtil, Produção do vestuário, História e Estudo da Indumentária e da Moda e Cultura da Moda. E-mail: ronivas@gmail.com.
Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolve o trabalho “Os códigos de narração e a reportagem: por uma história narrativa do jornalismo de revista no século XX”. Professora dos cursos de Comunicação Social do Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM, é Mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Mestranda em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bacharel em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista FAPESP desde 2011. Desenvolve pesquisas no campo do vestuário, relacionando-o aos conhecimentos adquiridos no curso de História da Arte. E-mail: larissartes@yahoo.com.br.
Mestre em História pela UNESP, doutora em História pela UFMG, coordenadora do Programa de Mestrado em História da UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros – e bolsista produtividade FAPEMIG.
Graduando do curso de História da UNIMONTES. Desenvolve TCC sobre o tema “Corpo, história e mídia: uma análise do filme O diabo veste Prada”, sob orientação da profa. Regina Célia Lima Caleiro.
Historiadora da Rede Globo e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atua na área da História Cultural com ênfase em abordagens multidisciplinares. Em sua pesquisa, os assuntos mais frequentes são: História, Memória e Moda. E-mail para contato: luciana.andrzejewski@tvglobo.com.br.
Graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa onde é, atualmente, aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica. Contato: josimar.duarte@ufv.br.
Professora do Curso de História e mestranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Vale do Sapucaí.
Graduando do Curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí e bolsista da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais).
Professor de História na rede particular de ensino da cidade de Florianópolis. Mestrando na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Graduado em História (Unimep - 2003) e mestre em educação (Unimep - 2006), é atualmente doutorando em educação pela Unimep e atua como professor universitário em disciplinas de História e Educação. Contato: andredelavale@yahoo.com.br.
Doutorando em Sociologia na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bolsista do Programa CAPES, com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
Mestrando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor de História no ensino fundamental e médio da SEE/MG. E-mail: nogueira.lamim@hotmail.com.
Bacharel em História pela USP; especialista em História da Arte (Semiótica) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); especialista em Arquivologia (ECA/IEB-USP) e como bolsista, em 1992, no curso de Organización de Archivos Históricos, promovido pelo Archivo Nacional de España (AECI) e Organização dos Estados Americanos (OEA). É especialista em Conservação e Restauração, suporte papel, tendo participado de inúmeros cursos, desde 1980, e ministrado outros tantos. Como funcionária de carreira da Prefeitura Municipal de São Paulo, de 1979 a 2010, trabalhou na Biblioteca Mário de Andrade e no Arquivo Histórico de São Paulo. É coautora do Dicionário de Terminologia Arquivística, publicado em 2000. Atualmente, é mestranda do Programa de História da Ciência na PUC-SP, com tema sobre História Natural.
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos-SP. Possui Curso de Restauro de Monumentos e Centros Históricos – Facultà di Architettura – Univercità di Roma, Itália e Curso de História da Arte – Univercità per Stranieri in Perugia, Itália. É consultora em Projetos Especiais na área da Preservação da Memória e Desenho Gráfico.
Mestrando em História Social pela FFLCH-USP sob a orientação da Profª. Drª. Maria Amélia M. Dantes. É pesquisador no Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP e professor de História do Colégio Integrado Americano. E-mail: tarelow@usp.br.
Graduada em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2010 e aluna do programa de mestrado em História Social na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Maria Odila Leite da Silva Dias.
Graduada em História pela UFPE. Mestre e Doutora pelo Programa de Estudos de Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Doutorando em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca) e bolsista do CNPq. Atualmente é editor da Cantareira, revista discente do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. E-mail: daniel.precioso@gmail.com.
Graduada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen. Pós-graduanda do Curso de Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior pela mesma universidade. E-mail: milinhaguidini@hotmail.com.
Especialista em História do Brasil e a Perspectiva Regional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen. Professor da Escola Estadual Técnica José Cañellas e professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen. E-mail: aires@uri.edu.br
Licenciado, bacharel, especialista em Ciências da Religião e mestre em Educação em História pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de História da Faculdade José Augusto Vieira e nas redes municipais de ensino de Laranjeiras e Itaporanga d’Ajuda.
Doutora em História pela PUC-SP. Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), mestre em Turismo Ambiental e Cultural: Planejamento e Gestão pelo Centro Universitário Ibero Americano (2003), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Experiência na área de Turismo, com ênfase em Patrimônio e História, atuando principalmente nos seguintes temas: formação superior, coordenação e direção; pesquisa e extensão nas áreas de Turismo, Eventos, Hotelaria, História Social, Gênero e Patrimônio Cultural. Desenvolvimento e Coordenação de cursos de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-Graduação. Pesquisadora das áreas de História e Turismo. Atualmente leciona como professora no curso de Turismo Presencial e EaD na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Contato: elis@familiaangelo.com.
Profª. Dra. do Curso de História e do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. E-mail: andrea.domingues@gmail.com.
Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe e mestranda em História e Cultura Histórica pela Universidade Federal da Paraíba.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina – UEL. E-mail: rrs_1974@hotmail.com.
Doutor em História – UFF e Professor na Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: bezerranielson@hotmail.com.
Graduada em História. Mestre em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR), na linha de pesquisa "Tecnologia e Trabalho".
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR).
Graduada em História pela Universidade Potiguar – Natal/RN e aluna da Pós-Graduação em História do Brasil na mesma instituição. Professora da rede particular de ensino e pesquisadora de temas ligados às questões educacionais brasileiras. Contato: suely.olga@yahoo.com.br.
Graduado em História, mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); doutorando em Educação pela UNICAMP; assessor para assuntos pedagógicos do Núcleo Pedagógico de Educação a Distância (UEM).
Graduado em História e mestre em educação pelo Programa de Mestrado em Educação na linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação” pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor universitário na área de História da Educação FANP/FAAST. Tutor do curso de Pedagogia (UEM).
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação na linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”. Professora da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ).
Doutorando em História Econômica pela FFLCH-USP. Professor efetivo da Rede Pública Estadual. Atualmente pesquisa o socialismo-tenentista em São Paulo durante a Era Vargas. E-mail: araujoneto@usp.br.
Graduado em História pela Universidade Federal do Pará (1989) e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1996). Doutor em História Social pela PUC-SP (2009). Presidente da ARQPEP (Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará). Professor Adjunto da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: teoria da História, religiosidade, história da igreja, crítica do desenvolvimento, gestão democrática, perfil profissional, currículo, estágio, espiritualidade e secularidade.
Graduado em História e especialista em Teoria Antropológica pela Universidade Federal do Pará (1991, 1993). Mestre em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutor em História Social pela PUC-SP (2009). Sócio fundador da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Professor Adjunto da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia/IFCH/UFPA. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: história e memória, história intelectual, história da educação, abolicionismo, história e historiografia da escravidão negra e relações raciais.
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pesquisador do LabDES – Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade (UNESP). E-mail: maranbrand@yahoo.com.br.
Professora de História da África na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História com ênfase em História da África e Diáspora Africana, atuando nos seguintes temas: África pré-colonial; morte e calundus. E-mail: schleumer@uol.com.br
Mestrando do Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense e bolsista do CNPq.
Mestrando em História (UFPR). Orientador: Dr. Magnus Pereira. E-mail: atkato@gmail.com.
Mestre em Cultura e Memória, professora da SEC/BA e do curso de História da UNEB, Campus XIII.
Graduanda do 8º semestre em História, UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Campus de Assis. Possui experiência na área de História do Brasil, Brasil Imperial, História Social, História Afro-Brasileira e Escravidão. Atualmente também faz parte do NUPE- UNESP- Assis- "Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão". Bolsista FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientadora: Professora Doutora Lúcia Helena Oliveira Silva. E-mail: mariana_schatzer@yahoo.com.br
Professora de História da Educação do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Membro do grupo de pesquisa: “Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras”, CNPq. E.mail: elenicesf@hotmail.com
Pesquisadora da relação identidade-território como principal elemento de pertencimento do indivíduo ao grupo, dando ênfase a estudos sobre História e Memória. Doutoramento em Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura (NPEJI), mestre em Memória Social pela UNIRIO. Atualmente é professora de História da Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Jequié, e de Prática de Ensino da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus V - Santo Antonio de Jesus. Contato: f_digregorio@hotmail.com.
Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba e aluno do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve a pesquisa intitulada “Corpos Hígidos: o limpo e o sujo na cidade da Paraíba (1912-1924)”, orientado pela profa. dra. Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano. Contato: azemarsoares@hotmail.com.
Mestre em História pela UNESP-Franca. Professor dos Cursos de História, Geografia e Pedagogia da Fundação Educacional de Fernandópolis-SP (FEF). Membro de grupos de pesquisa como CIER (Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais) – UFMS/Grande Dourados; CEMUMC (Centro de Estudos da Modernidade e Urbanização do Mundo do Café) – UNESP/Franca; e vice-líder do Grupo de Estudos da Localidade – GRUPO ELO/USP-Ribeirão Preto. Contato: profrcmello@yahoo.com.br.
Professora do ensino fundamental na rede municipal de Vinhedo. Pedagoga e mestra em História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Sua dissertação intitula-se O ensino religioso no Colégio Progresso Campineiro: entre prescrições e práticas, e foi orientada pela profa. dra. Maria do Carmo Martins. E-mail para contato: prikco@gmail.com.
Mestre em História pela PUC-RS. Licenciada e bacharel em História pela UFRGS. Desde 2009 cursa o doutorado em História na UFRGS sob orientação da profa. dra. Céli R. J. Pinto e com bolsa do CNPQ. E-mail: monicaka@terra.com.br. A versão original deste trabalho foi apresentada no 10º Encontro Estadual de História – ANPUH-RS, Santa Maria, de 26 a 30 de julho de 2010.
Graduada em Letras no ano de 2008 e pós-graduada no curso de especialização em Estudos Literários, da Anhanguera Educacional - Centro Universitário Ibero-Americano, em 2010.
Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, gênero, imigração e cidade. Entre suas obras destacam-se: Melodia e Sintonia: o masculino, o feminino e suas relações em Lupicínio Rodrigues, 1999; Dolores Duran: Experiências Boêmias em Copacabana nos anos 50, 2002; O imaginário em debate, 1998; A Cidade em debate, 1999; Por uma história das mulheres, 2000; Meu lar é o botequim, 2002; Cotidiano e Cultura: história, cidade e trabalho, 2002; Âncora de Emoções, 2005; A cidade, a noite e o cronista: São Paulo de Adoniran Barbosa, 2008; História e Deslocamentos: os portugueses, 2008.
Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia, pós-graduado em Comunicação de Massa pela University of North London, Reino Unido, licenciado em História e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente, é professor de História Contemporânea e de Historiografia Brasileira na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Salvador. Contato: raulbarretoneto@yahoo.com.br.
É professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Amazonas.
Professor da UEMG/FEVALE/FAFIDIA e do Colégio Dona Clara, é autor da dissertação “Entre políticas públicas e tradição: o processo de criação do Campo Santo na cidade de Diamantina (1846-1915)” (UFMG, 2005). E-mail: felipebernardi@msn.com.
Graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em História pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em História Social pela USP, instituição na qual, atualmente, desenvolve seu projeto de doutoramento. Este artigo é o resultado parcial da pesquisa de mestrado, intitulada O mundo universal: alimentação e aproximações culturais no Novo Mundo ao longo do século XVI, que contou com o financiamento da FAPESP.
Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Doutora em História, professora do curso de graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e professora dos Programas de Mestrado em Desenvolvimento Social e Estudos Literários da mesma universidade. Endereço eletrônico: regina.caleiro@hotmail.com.
Mestranda do Programa de Mestrado em Estudos Literários da UNIMONTES.
Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara, Departamento de Administração Pública. E-mail para contato: gaeta@fclar.unesp.br.
Historiador, professor do ensino médio e do superior nas instituições UNIFIEO e FMU. Desenvolve projeto de mestrado em “História Social” desde 2008 no Departamento de História da Universidade de São Paulo, tendo em vista o papel dos Documentos interessantes na construção das representações sobre o “fazer história” e a história de São Paulo. E-mail: tmandre@hotmail.com.
Mestre em História Social pela PUC-SP. Professora na Universidade Cidade de São Paulo e na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Este texto é resultado de pesquisa em História Social orientada pela Prof. Dra. Olga Brites, da PUC-SP. Contato: belisamorais@terra.com.br.
Doutora em antropologia pela UFF/RJ. O presente artigo é resultado na pesquisa: SIMÃO, Lucieni de M. A Semântica do Intangível: considerações sobre o registro do ofício de paneleira do Espírito Santo. 2008. Tese (Doutorado)– Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
Graduada em Ciências Sociais pela UFC; especialista em Metodologia de Pesquisa em Educação (FE/UFC); mestre em educação, sub-área Antropologia da Educação (UnB) e doutora em Antropologia Social – estudos comparados da América Latina e Caribe (UnB). Atual professora na FEUF/Goiás. E-mail: mcunhap@yahoo.com.br.
Graduada em História (licenciatura) e Serviço Social (bacharelado); mestre em Gestão do Patrimônio Cultural – área de Antropologia – pela UCG e doutoranda em História (UFG), com pesquisa em Festas e Religiosidade Popular. Desenvolveu pesquisa sobre os povos indígenas da etnia Krahô, no estado do Tocantins e atualmente é professora no curso de Serviço Social na UNITINS (modalidade EaD). E-mail: noecicarvalho@yahoo.com.br.
Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Política, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa na área de História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história institucional, história e memória e história da ciência, com ênfase nas relações entre intelectuais e cientistas e os espaços de sociabilidades. O presente artigo constitui uma nota de pesquisa, ainda em estágio inicial, desenvolvida para o projeto de pesquisa “Inventário da natureza do Brasil: as atividades científicas da Comissão Rondon (1907-1930)”, coordenado pela pesquisadora doutora Dominichi Miranda de Sá, da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.
Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, onde desenvolve pesquisa sobre a pena de morte a escravos em Pernambuco. E-mail: andrec_historia@hotmail.com.
Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana – BA (2009), atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora vinculada à linha de pesquisa “Escravidão e Invenção da Liberdade” e bolsista CAPES. E-mail para contato: flaviane_ba@yahoo.com.br.
Economista e Mestre em História Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profissional com 30 anos de experiência em comércio exterior, tendo trabalhado nos setores de navegação, açúcar & álcool e petróleo, sem vínculo com instituição acadêmica. Desde 2000, pesquisa sobre história demográfica no Brasil e sobre história do açúcar.
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É vinculada ao grupo Espaço e Sociabilidades com linha de pesquisa em Espaços de Sociabilidades de Escravos e Negros Livres (séculos XVIII e XIX). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem apoio, em forma de auxílio, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre os usos e interpretações que foram feitos por parte de escravos e homens de cor livres na América, durante a segunda metade do século XVIII e início do XIX, da legislação sobre escravos decretada no período pombalino. E-mail para contato: cila_lima@yahoo.com.br.
Atualmente é mestrando em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa CAPES. Possui Graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela mesma IES. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UERJ) durante 2 anos, trabalhando com africanos livres, prisão e casa de correção. Participa do Laboratório de Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES) vinculado ao Programa de Pós-graduação em História Política (PPGH-UERJ). Contato: gsousarj@gmail.com
Professora de História do Brasil do Departamento de História da UNESP, campus de Franca. Supervisora do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica, da mesma instituição, e autora de Sociedade Movediça: economia, cultura e relações Sociais em São Paulo (1808-1850), Ed. UNESP. E-mail: dmsoa1@yahoo.com.br.
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é vinculado ao grupo Espaço e Sociabilidades com linha de pesquisa em Sociabilidades políticas nos séculos XVIII e XIX. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem apoio, em forma de auxílio, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre a inserção de homens de cor livres na estrutura militar de São Paulo, entre 1765 e 1831, atentando para o posicionamento destes perante a guerra, a hierarquia racial e as novidades decorrentes de projetos e práticas políticas do período. E-mail para contato: ferhist@yahoo.com.br.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do CEATEC-PUC Campinas. Bolsista produtividade CNPQ-2. Pesquisadora Principal de Projeto Temático (FAPESP) com pesquisa sobre a formação da disciplina Urbanismo no século XIX. Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1978), Doutora em Urbanismo pelo Institut d’ Urbanisme de Paris - Université Paris XII (1987), com Pós-Doutorado pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia – Itália (2008). E-mail: salgadoivone@uol.com.br.
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atua desde 2004 na área de Educação em Museus. Atualmente é Coordenadora do Museu da Memória do Gás.
Mestre em História Social da Amazônia e Professor na Universidade Federal do Pará; doutorando em História Social e pesquisador do Núcleo de Referência Agrária na Universidade Federal Fluminense. E-mail: francivaldonunes@yahoo.com.br.
Aluno do último ano de graduação do curso de Sociologia e Política da FESPSP e bolsista de iniciação científica da FAPESP. Desenvolve o projeto O culto à memória e a memória negada: um estudo sobre os tropeiros no Vale Histórico, analisando a cultura tropeira na região e seu legado para a população do município de Silveiras. E-mail: filipecord@uol.com.br.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e mestrado em Música/etnomusicologia pela Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo (2008). Trabalhou como gestora em projetos culturais apoiados pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tendo como enfoque a continuidade de manifestações culturais ligadas à cultura popular paulista. Atualmente trabalha na redação/edição de um livro sobre o universo da música caipira na cidade de São Carlos-SP, com o apoio do SESC-SP.
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Diretor do Projeto Cultural Samba Autêntico. Coordenador do Projeto Rua do Samba Paulista.
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Mestre em Geografia Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da FFLCH-USP com a dissertação: “Da Festa da Representação à Representação: apontamentos sobre a transformação do tempo-espaço carnavalesco”. O artigo aqui apresentado inspira-se nesta dissertação.
Tiarajú D’Andrea é doutorando em Sociologia Urbana pela Universidade de São Paulo. É também compositor.
Prof. Dr. do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Professor de História da África e Secretário do CECAFRO (Centro de Estudos Africanos e da Diáspora) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Chico Santana é mestre em música pela Unicamp, onde atuou como professor de percussão e rítmica entre 2005 e 2007. Foi bolsista Fapesp e publicou em 2009 a dissertação “A batucada da Nenê de Vila Matilde: formação e transformação de uma bateria de escola de samba paulistana”, orientada por José Roberto Zan. Produziu com sua pesquisa um vídeo-documentário homônimo.
Foi criador do Conservatório de Música Popular de Itajaí (SC), onde atuou com professor de percussão complementar de 2007 a 2009. Exerce a função de assistente de percussão no Projeto Guri, atua e dirige diversos grupos artísticos em São Paulo e Campinas, com destaque para o grupo Tambaleio e a Bateria Alcalina.
Já se apresentou em importantes festivais, como o XX Havana Jazz Plaza (Cuba, 2002) e IPEW: International Percussion Ensemble Week (Croácia, 2004), e ministrou cursos no 10º e 11º Festivais de Música Popular de Itajaí.
Profa. Dra. do Departamento de História da PUC-SP. E-mail: vlvieira@pucsp-br.
Doutorando em História Social pela PUC-SP. E-mail: nilodiasoliveira@gmail.com.
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Licenciatura Plena pela mesma instituição (2009). Atua como professora de história no ensino médio e fundamental II. Principal área de pesquisa: história contemporânea do Brasil, violência institucional e desenvolvimento das instituições policiais. O presente artigo foi extraído das conclusões da pesquisa de Iniciação Científica “A atuação da DOPS/SP: Evidências constitutivas do cerceamento social no período JK” vinculada ao projeto interdepartamental intitulado Violência institucional e autocracia de Estado: continuidade e rupturas na dinâmica brasileira na segunda metade do século XX, sob coordenação da Profa. Dra. Vera Lucia Vieira e da Profa. Dra. Maria Aparecida de Paula Rago.
Mestrando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bolsista CNPq. Sua pesquisa é voltada para o futebol, mais especificamente à participação da seleção brasileira em Copas.
Mestrando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bolsista CNPq. Sua pesquisa é voltada para o futebol, mais especificamente à participação da seleção brasileira em Copas.
Bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Este artigo apresenta parte das conclusões da pesquisa de iniciação científica: “Os Distúrbios Urbanos de 1947: um estudo sobre a luta por transporte coletivo na cidade de São Paulo na década de 1940”, orientada pelo Prof. Dr. Antônio Rago Filho, e que contou com apoio do PIBIC/CEPE.
Mestre em História Política pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis, onde defendeu a dissertação intitulada A democracia impressa: transição do campo jornalístico e do político e a cassação do PCB nas páginas da imprensa brasileira (1945-1948). É vinculado ao Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares de Mídia e Linguagem e à linha de pesquisa do CNPq intitulada Mídia e Política na História do Brasil Contemporâneo. É professor da FAPEPE (Faculdade de Presidente Prudente) e da UNIESP (União das Instituições Educacionais de São Paulo).
Bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O presente artigo foi extraído das conclusões da pesquisa de Iniciação Científica “As mulheres no Estado socialista cubano (1959 a 1980).” PIBIC/CEPE 3/2008 a 3/2009.
Doutorando em História e Cultura Política (UNESP, Franca) e graduando em Letras (UNESP-São José do Rio Preto). Professor do Centro Universitário “Barão de Mauá” (Ribeirão Preto-SP) e da Fundação Educacional de Fernandópolis (SP), onde coordena a graduação em História, o Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) e o Projeto “Memória Regional e Local”. É membro do CEMUMC (Centro de Estudos da Modernidade e Urbanização no Mundo do Café) e do GT “História Cultural” (UEG/UFRGS). Contato: perinellineto@yahoo.com.br
Especialista em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário “Barão de Mauá”, licenciado em História pela mesma instituição. Professor da rede Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Ribeirão Preto (SP). É membro do CEMUMC (Centro de Estudos da Modernidade e Urbanização no Mundo do Café). Contato: jorge.lf@ig.com.br
Professor de História, graduado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: jvscremin@hotmail.com
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é pesquisadora e educadora e atualmente tem como focos de pesquisa o trabalho, a memória e a identidade da mulher negra.
Mestranda vinculada ao Programa de Pós-graduação em História da UFCG e bolsista pela CAPES.
Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História da UFPE, Professor do Programa de Pós-graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela UFCG.
Professor Adjunto da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGB). É graduado em História e especialista em Teoria Antropológica pela UFPA; Mestre em História Social do Trabalho pela UNICAMP e doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em História Social da PUC-SP. Autor de artigos em revistas acadêmicas, capítulos de livros em coletâneas e do livro Escravidão Negra no Grão-Pará, sécs. XVII-XIX. (Editora Paka-Tatu, 2001), sendo também coorganizador de dois outros.
Professora de História da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e mestranda em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará, desenvolvendo a dissertação intitulada: Sabores, Sensibilidades e Hierarquias Sociais em Belém, século XIX (1850-1900), em fase final de redação, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Otaviano Vieira Júnior.
Graduado em Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília). Atualmente é bacharelando e pesquisador-bolsista pela mesma Universidade. E-mail para contato: fabiotsun@hotmail.com.
Graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente está lecionando na Rede Publica de Ensino do Estado de Minas Gerais. E-mail para contato: vieiravp@yahoo.com.br.
Paulo de Assunção é pós-doutorando em História Ibérica na École des Haute Etudes en Sciences Sociales - EHESS-Paris (França); Doutor em História Econômica e Social pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Dedicou boa parte da sua investigação a questões de história cultural e econômica, com destaque para a presença jesuítica, a família real portuguesa no Brasil, viajantes estrangeiros no século XIX, a formação de São Paulo e percepções do espaço habitado e da natureza. É autor das seguintes obras: Ritmos da vida - momentos efusivos da família real portuguesa no Brasil (Arquivo Nacional, 2008 - premiado); Religião e Religiosidade (Arké, 2007 - com outros autores); Educação, História e Cultura no Brasil Colônia (Arké, 2007 - com outros autores); Inquisição Portuguesa - tempo, razão e circunstância (org. e autor - Prefácio - Lisboa, 2007); A construção visual entre as artes e a ciência (Arké - com outros autores); Discutindo a Paisagem (Rima, 2006 - com outros autores); Viagem à Istambul (Arké, 2005); São Paulo Imperial: a cidade em transformação (Arké, 2004); A metamorfose de um polvo: religião e política nos regimentos da inquisição portuguesa séculos XVI- XIX (Prefácio - Portugal, 2004); Negócios jesuíticos: o cotidiano da administração dos bens divinos (Edusp, 2004); Os jesuítas no Brasil Colonial (Atual, 2003 - premiado); O Patrimônio (Loyola, 2003); A terra dos brasis: a natureza da América Portuguesa vista pelos primeiros jesuítas 1549-1596 (Annablume, 2001).
Licenciada em História e Mestre em História Social pela UFBA. Professora de História Antiga e Fundamentos histórico-filosóficos da Educação no curso de Licenciatura em História da FTC EAD. Contato: veranathalia@gmail.com
Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará.
Aluno do curso de História da Universidade Federal do Pará; bolsista PIBIC/CNPq.
Doutor em História Social pela USP (SP), sob orientação do Prof. Dr. Marcos Silva. Atualmente é professor de história na Rede Pública Municipal de Niterói (RJ). E-mail para contato: ducattivan@gmail.com.
Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsista do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Contato: alexandrelira@click21.com.br
Pádua Fernandes: Doutor em Direito pela USP; pesquisador do PROIN (Projeto Integrado Arquivo do Estado de São Paulo – USP); professor da Faculdade de Direito da Uninove. E-mail para contato: paduafernandes@hotmail.com

Diego Marques Galindo: Bolsista do programa PIBIC CNPq/Uninove; graduando da Faculdade de Direito da Uninove
Doutor em História. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Depto. de História.
Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora mediante elaboração da dissertação: “Lugar de trabalhador é na área de serviço - Moradia popular em Juiz de Fora (1892-1930)”, tendo por ênfase em seus trabalhos a história urbana. E-mail para contato: mairaccarneiro@yahoo.com.br.
Mestre em História pela FCL (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp de Assis como bolsista da FAPESP (Fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo). Atualmente é professor de História do Brasil da Universidade Estadual de Goiás. Contato: cassiomelomelo@yahoo.com.br.
Professor assistente na Universidade Federal do Pará, Mestre em História Social nesta mesma instituição; é a ainda doutorando em História Social e pesquisador do Núcleo de Referência Agrária pela Universidade Federal Fluminense, atuando com pesquisas associadas à agricultura, migração, conflitos agrários e propriedade. E-mail para contato: francivaldonunes@yahoo.com.br.
O autor é mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, onde desenvolve ,sob a orientação da Profa. Dra. Angela Porto, a tese: Práticas de saúde e sociabilidade escrava na Imperial Fazenda Santa Cruz, da segunda metade do século XIX.
Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) e mestrando em História Cultural no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador assistente do Laboratório de História Indígena (LABHIN-UFSC), com experiência nas áreas de Arqueologia e Etno-História. Bolsista CAPES/Reuni.
Doutor em Sociologia. Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Marília).
Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.
Licenciada em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialista em História, Cultura e Sociedade pela mesma instituição. Docente da rede pública do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Ribeirão Preto.
Mestre em História Social da Cultura (2008) pela PUC-Rio com a dissertação "Tecendo as redes da política: articulações e projetos na construção do amaralismo", e graduado pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ). Atualmente é professor de turmas do ensino fundamental e médio e Professor Tutor do curso de Graduação em História, modalidade à distância, da PUC-Rio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, história regional, história fluminense, história cultural e historiografia. E-mail para contato: faelnc@globo.com.
Dra. em História Econômica pela USP. Pós-Doutora em Sociologia Urbana pela Universidade Nova de Lisboa – UNL. Prof. do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em História Social das Relações Políticas na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. E-mail para contato: penhasiq@hotmail.com
Formada em Letras (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma universidade. Além disso, participa como pesquisadora do projeto de pesquisa da USP intitulado “Formação e expansão do português paulista ao longo do Rio Tietê até o Mato Grosso a partir do século XVI” que está sendo financiado pela Fapesp sob a coordenação do profº Ataliba T. de Castilho.
Mestre e doutorando em História pela UFRGS. Bolsista CNPq. Professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.
Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História do Brasil República e História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Partido Comunista Brasileiro, Regime Militar, História do Paraná e Repressão Política. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de História da UEM.
Este artigo é baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Organização de Arquivos do IEB-USP, apresentado à banca julgadora e aprovado no dia 19/12/2008, intitulado “Educação Patrimonial em Arquivos: Estudos de caso em instituições da cidade de São Paulo”.
Psicólogo e professor, especialista em Psicologia das Organizações e do Trabalho (UNICAP), mestre em Ciências da Educação e doutorando em Psicologia da Educação (Universidade de Lisboa, FPCE). É investigador do Projeto de Documentação Histórica “Resgate: Barão do Rio Branco” no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.
Pesquisadora de História de Minas Gerais e do Brasil Colônia. Bolsista Capes para a pesquisa de doutoramento: “Carentes de Justiça: clérigos e juízes seculares e eclesiásticos na confusão de latrocínios das Minas Setecentistas”, sob orientação do Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar. Como pesquisadora, atua junto ao Núcleo de Estudos da Religião, vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto, nas seguintes linhas de pesquisa: História das tradições religiosas do Brasil e História da Arquidiocese de Mariana.
Professor Doutor na Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação.
Mestrando em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Assis (UNESP/Assis). É vinculado à linha de pesquisa Identidades Culturais, Etnicidades e Migrações, sob a orientação da professora Dra. Flávia Arlanch Martins de Oliveira. Atualmente desenvolve pesquisa referente ao desenvolvimento do colunismo social brasileiro pós 1950 em algumas das grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, bem como sua difusão nas cidades da região Centro-Sul do Estado do Paraná.
Doutoranda em História Social pela UNICAMP e Funcionária do Setor Permanente do Arquivo Público do Estado.
Mestre em História Social pela Universidade Fluminense e, atualmente, leciona no Curso de História da Universidade Estácio de Sá.
Doutor do Programa de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA /UFRRJ); Especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA /UCAM); Bacharel e licenciado em Ciências Sociais e História pela PUC-RIO; Membro do Centro Angolano de Altos Estudos Internacionais (CAAEI). Endereço eletrônico para contato: rodrigo.pain@gmail.com.
Doutorando em História e Cultura Política (UNESP/Franca) e graduando em Letras (UNESP/S.J. Rio Preto). Professor do Centro Universitário “Barão de Mauá” (Ribeirão Preto, SP) e da Fundação Educacional de Fernandópolis (SP), onde coordena a graduação em História, o Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) e o Projeto “Memória Regional e Local”. É membro do CEMUMC (Centro de Estudos da Modernidade e Urbanização no Mundo do Café) e do GT “História Cultural” (UEG/UFRGS). Contato: perinellineto@yahoo.com.br
É graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis. Atualmente é professor do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho.
Mestrando em História (UNESP - Franca) e bolsista CNPq.
Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 1990. Especialista em “Semiótica da Cultura” pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 1996. Especialista em “Metodologia da Pesquisa em História: A Capitania de Mato Grosso-Temporalidades e Espacialidades” pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 2001. Mestre em História na área “História, Territórios e Fronteiras”, pela mesma universidade em 2003 e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integra o corpo docente efetivo do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 1994. E-mail: loiva.c@terra.com.br
Tradutora e pesquisadora do CREPAL (Centre d’études sur les pays lusophones), Doutora pela Universidade Paris3/La Sorbonne Nouvelle, tendo defendido tese sobre FICTION ET CAFÉ DANS LA VALLÉ DU PARAÏBA – TROIS ROMANS DE LA FAZENDA ESCLAVAGISTE (Ficção e café no vale do Paraíba – Três romances da fazenda escravagista).
O assunto defendido anteriormente em seu master, LE SENS DE LA NATURE DANS OS CABOCLOS DE VALDOMIRO SILVEIRA (O sentido da natureza em Os caboclos de Valdomiro Silveira), tinha despertado seu interesse pelas relações entre literatura e história no Sudeste brasileiro. Sua pesquisa voltou-se em seguida para as formas da ficção romântica tendo por tema o mundo rural dessa região e sua evolução durante o século XIX.
Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em História também pela UNESP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP, campus Franca. Linha de pesquisa: História e cultura. Bolsista Capes. E-mail: elisa.verona@bol.com.br
Possui graduação em História pela UNESP / Assis e realiza pesquisa sobre intelectuais da imprensa brasileira durante a Era Vargas.
É bacharel, licenciado, mestre e doutor em história social pela PUC-SP. Professor de Prática e Metodologia do Ensino de História da UNICASTELO/SP, professor auxiliar na disciplina de Prática de Ensino de História da PUC/SP e professor colaborador nas disciplinas de Didática e Prática do Ensino Superior para o curso de extensão e especialização lato sensu da COGEAE/PUC/SP. É também membro do GT de Ensino de História da ANPUH-SP.
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.
Bacharel em História e em Direito pela Universidade de São Paulo; Mestre e Doutora em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; Professora Titular de Formação Econômica do Brasil e Formação Econômica da América Latina da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado; autora de Progresso e autoritarismo no Brasil (Editora Pensieri), O demolidor de presidentes (Editora Códex), e Formação econômica do Brasil (Editora Thomsom), este último em colaboração com Marcos Cordeiro Pires.
Doutorando em História no Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em História pela PUCRS, com a dissertação "O processo de criação da Petrobras: imprensa e política no segundo governo Vargas" (2006).
Professor de Filosofia e Antropologia na Universidade Federal de Alfenas – MG. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG; Mestre e doutorando em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, onde, desde o mestrado, pesquisa os jesuítas nos séculos XVI e XVII, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Rita de Almeida Toledo. E-mail para contato: marcosfaria07@yahoo.com.br
Bacharel em História pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Professor- pesquisador do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), da FACEV/FAA (Faculdade de Ciências Econômicas de Valença) e Avaliador de Cursos de Graduação do INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira). Autor, entre outros, dos livros Contos da Casa: a história e a história da Coleção Casa dos Contos )Brasília: Ministério da Fazenda, 1999) e Inventário da Correspondência de João Rodrigues de Macedo (Rio de Janeiro, Madri: Biblioteca Nacional, Fundaciòn Mapfre Tavera), além de artigos em periódicos científicos. e-mail: amjfs@yahoo.com.br
Bacharel em História pela Universidade do Vale do Paraíba (2001); Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), Doutoranda em História Social pela PUC/SP. Atualmente pertence ao Quadro Efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e desenvolve pesquisas sobre as políticas públicas de Educação e Saúde nos anos finais do Império e primeira metade do século XX. É membro do Núcleo de Estudos Culturais Histórias, Memórias e Perspectivas do Presente (PUC/SP).
Formada em Letras (bacharelado e Licenciatura) pela USP. Atualmente faz mestrado em Filologia e Língua Portuguesa com bolsa Capes, sendo orientada pelo profº Manoel Mourivaldo Santiago de Almeida e participa do projeto de pesquisa da USP intitulado “Formação e expansão do português paulista ao longo do Rio Tietê até o Mato Grosso a partir do século XVI” que está sendo financiado pela Fapesp sob a coordenação do profº Ataliba T. de Castilho. Além disso, atua na área de monitoria PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) pela USP na área de Fonética e Fonologia.
Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP. E-mail: silva_mp@uol.com.br
Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis, onde defendeu a dissertação intitulada “A democracia impressa: transição do campo jornalístico e do político e a cassação do PCB nas páginas da imprensa brasileira (1945-1948)”. É vinculado ao Núcleo de Pesquisa Interdisciplinares de Mídia e Linguagem e à Linha de Pesquisa do CNPq intitulada Mídia e Política na História do Brasil Contemporâneo sob a orientação do professor Dr. Áureo Busetto.
Bacharel e licenciado em História pela UNESP, Campus de Franca. Desenvolveu durante a graduação pesquisa sobre a Copa do Mundo de 1938 e as implicações deste evento no nacionalismo e na identidade nacional brasileira. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Sociologia do Esporte. É membro do GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol) e do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano, ambos da USP.
Mestre em Linguística Geral pela USP e doutorando em Antropologia pela PUC-SP. Autor de vários livros paradidáticos sobre a questão indígena, entre os quais Terra à vista, descobrimento ou invasão (Moderna, 22ª ed., 2007), e co-autor dos livros Esta terra tinha dono (FTD, 6ª ed., 2000) e Brasil Indígena, 500 anos de resistência (FTD, 2000), Povos Indígenas, terra é vida (Atual/Saraiva, 6ª ed., 2006).
Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás, UnUCSEH- Anápolis – GO. Especializando no curso Formação Docente em História e Cultura Africanas e Afro-Americanas pela mesma Instituição e pelo CieAA- Centro Integrado de Estudos África -América. E-mail: lcdneto@yahoo.com.br
Doutoranda em História Social pela PUC-SP.
Mestre na área de Língua Hebraica, Literatura e Culturas Judaicas, da FFLCH da USP.
Graduando em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – campus de Franca. Membro do grupo de pesquisa do CNPq intitulado “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”. Desenvolve pesquisas direcionadas à educação no Brasil do século XVI. Sob orientação do Prof. Dr. Ivan Aparecido Manoel.
Doutor em História Social pela PUC-SP, onde defendeu a tese “Viver e morrer em São Paulo: a vida as doenças e a morte na cidade do século XIX.” Atualmente desenvolve suas atividades junto ao Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.
É mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu a dissertação De Sebastianas e Geovannis: o universo do menor nos processos dos juízes de órfãos da cidade de São Paulo. É editora, pesquisadora e autora do livro didático História – Série Brasil (ed. Ática), voltado a alunos do Ensino Médio. É também professora universitária e já lecionou nas escolas da rede pública e privada de São Paulo.
e-mail: gislane.Azevedo@uol.com.br
É formado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela UNESP de Araraquara/SP. Atualmente faz mestrado em História Econômica pela USP, sendo orientado pelo Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda. É bolsista FAPESP.
e-mail: diegocarvalho84@gmail.com
É formado em História, mestrando da Faculdade de Educação da UNICAMP, junto ao Grupo Memória. Suas pesquisas, apoiadas pelo CNPq, estão voltadas para as práticas pedagógicas de uma missionária metodista estadunidense que fundou uma instituição escolar especialmente voltada à educação feminina, no último quadrante do século XIX.
Mestranda em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas.
Bacharel em tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e professor de Negócios Internacionais na Faculdade do Interior Paulista em Barra Bonita.
mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora substituta do curso de Museologia da UFPel.
Aluno do curso de Bacharelado em História pela PUCSP e bolsista PIBIC-CEPE de Iniciação Científica pela mesma Universidade.
Bacharel em Ciências Econômicas pela PUCSP; atualmente, mestrando em História Social pela USP; professor da rede pública de São Paulo.
Mestre em História pela UFMT; Professora Interina do Departamento de História da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso).
É Mestre em Estética e História da Arte, Doutorando em História Social – FFLCH – USP, Membro da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). E-mail: acesveiga@uol.com.br
Graduado em Economia e História pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em História da América pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Mestre em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB), com o tema “Do complexo de vira-latas ao homem genial: o futebol como elemento constitutivo da identidade brasileira nas crônicas de Nelson Rodrigues, João Saldanha e Armando Nogueira”. Professor da Universidade Estadual de Goiás e Faculdade Cambury, ambas situadas em Formosa (GO) e historiador do Iphan. Email: lhab@iphan.gov.br, lha@terra.com.br
É aluno graduando da PUC/SP.
Doutor em Letras (Língua e Literatura Alemã), pesquisador sênior no Núcleo de Estudos da Violência, Universidade de São Paulo.
Aluno do curso de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Centro de estudos de História latino-americana (CEHLA) e do Núcleo de estudos de Cultura, Memória e Mídia (Thesis) desta mesma Universidade.
Mestre em História pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS.
Mestre em Geografia pela UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIAS. E-mail: Freedribeiro@bol.com.br
Professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia Ciências Humanas de Curvelo (FACIC) e na Universidade Presidente Antônio Carlos(UNIPAC-CURVELO), com Especialização em História e Filosofia da Educação, História do Brasil e Docência Superior: Novas Linguagens e Novas Abordagens; atualmente, mestrando em Ciências da Educação – O estudo da Inconfidência de Curvelo na construção dialética da identidade e autonomia do sujeito.
Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás – UnUCSEH – Anápolis – GO
Escritor, historiador e ambientalista. Autor dos livros: Descobrindo o Folclore, Salvadora! e Scenas da Escravidão – Breve ensaio sobre a escravidão negra em Sorocaba.
Graduando em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo - FFLCH USP
Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente, participa do Núcleo de Estudos sobre Violência e Relações de Gênero - NEVIRG, e desenvolve um projeto de iniciação científica, "Trilhando os caminhos dos Movimentos de Lésbicas no Brasil", com financiamento da FAPESP (Proc. 06/03099-4). E-mail: tania.pinafi@gmail.com
Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente, desenvolve um projeto de mestrado, "Sílvio Romero: um pensamento embriagado de polêmica", junto ao Programa de Pós-Graduação em História e Cultura Social da UNESP/Franca, com o financiamento da FAPESP.
Mestre em Estética e História da Arte (USP); Doutorando em História Social (USP); Pesquisador da relação Arte e Sagrado e Membro da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) E-mail: acv@usp.br
Graduando em História pela PUC/SP; Bolsista do CEPE-PIBIC; Orientando da Profa. Dra. Denise Bernuzzi Sant’Anna. Email:andreharaj@gmail.com
Mestre em História Social da Cultura com o projeto “Trajetórias Cruzadas: meninos, moleques e juízes em Campinas no fim do século XIX” pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Contato: liviamariabotin@yahoo.com.br
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo-USP, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Pará-UFPA e membro do grupo de pesquisa “Cidade, Aldeia e Patrimônio” - CNPQ. Contato: donza@ufpa.br
Daniela Meira Cotrim graduou-se pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente é professora de História na Escola Estadual Romana Cunha em Santa Bárbara D’Oeste e desenvolve projeto de mestrado em história social da cultura. E-mail para contato: daniela-cotrim@ig.com.br
Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista. Aluna do Programa de Pós-graduação em História e Cultura Social da UNESP - Campus de Franca, sob a orientação do Prof. Dr. Jean Marcel Carvalho França. Bolsista CAPES.
Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo. Contato: acv@usp.br
Licenciado em História pela UNISO, pós-graduado em História pela PUC-SP/COGEAE e mestre em Histórica Econômica pela USP. Professor efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo.
Formada em História pela Universidade de São Paulo; Mestrado e Doutorado em História e Teoria do Teatro na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É professora de Teatro Brasileiro na ECA/USP e desenvolve trabalho de pesquisa sobre o teatro paulista no início do século XX. Contato: beth-azevedo@uol.com.br
Mestre em Ciência Política e doutor em História, é professor de Ciência Política na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Além do livro O Consenso Forjado – a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil (Hucitec, 2005), é autor de vários artigos acadêmicos sobre a relação entre imprensa, democracia e neoliberalismo. Contato: ffonseca@fgvsp.br.
Doutoranda em História no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e bolsista CNPq. Contato: rosane.neumann@pucrs.br
Formada em História pela Universidade de São Paulo; Mestrado e Doutorado em História e Teoria do Teatro na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É professora de Teatro Brasileiro na ECA/USP e desenvolve trabalho de pesquisa sobre o teatro paulista no início do século XX. Contato: beth-azevedo@uol.com.br
Bacharel em História pela Unesp. Mestranda em História e Cultura Social na Unesp. Bolsista CAPES.
Graduando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.
Mestranda da área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; bolsista FAPESP. Contato: renataferreiracosta@yahoo.com.br
Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo e pesquisador na área de História Social. Contato: sutchaman@msn.com
Graduado em Administração de Empresas e História. Mestre e Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Contato: paideia_mg@yahoo.com.br
Professor de História do Brasil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel, mestre e doutor em História pela Universidade de São Paulo. Contato: jjanesjj@yahoo.com.br
Assistente Doutor do Departamento do Programa de Pós-graduação de História na PUC-SP, professor de Teoria da História e História das Américas, Diretor de arte e conteúdo em mídias digitais, responsável pelo site da Revista Projeto História e integra ainda o Centro de Estudos de História da América Latina.
Mestrando em Educação pela Universidade São Francisco Itatiba/SP e professor da rede pública estadual. Em sua pesquisa, investiga o processo de educação dos negros em São Paulo, tendo como fonte principal os jornais da imprensa negra. Contato: tocadopedro@hotmail.com
Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, pesquisadora do grupo “Bens culturais e patrimônio” do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST- Rio de Janeiro, e pesquisadora-bolsista da Coordenação de Museologia do MAST (www.mast.br). Contato: janaína@mast.br.
Licenciada em História e Pedagogia, diretora de escola estadual, professora universitária, mestranda em educação pela Universidade de Sorocaba.
Psicólogo e Historiador. Graduado em Psicologia pela Universidade de Uberaba e em História pelo Centro Universitário Newton Paiva. Especialista em Gestão Empresarial pela FIA/USP. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História e Cultura Política da FHDSS/UNESP, Campus de Franca, sob orientação do Prof. Dr. José Evaldo de Mello Doin. Professor do curso de Administração da Faculdade de Pará de Minas, FAPAM.
Bacharel em Relações Internacionais pela FHDSS/UNESP, Campus de Franca. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História das Relações Internacionais da FHDSS/UNESP, Campus de Franca, sob orientação do Prof. Dr. José Evaldo de Mello Doin.
Sandra Daige Antunes Corrêa Hitner é Historiadora e cursou Pós-Doutoramento em História da Arte na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Websites: www.periciaemobrasdearte.com.br e www.bosch-masp.com.br.
Ilton José de Cerqueira Filho é militar da ativa do Comando da Aeronáutica, Licenciado em História pela Fundação Presidente Antônio Carlos (Barbacena-MG); Especialista em História do Brasil pela Simonsen - Faculdades Integradas (Rio de Janeiro-RJ), docente do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, na EPCAr – Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Instituição de Ensino Médio do Comando da Aeronáutica) em Barbacena-MG. Contato: ilton-filho@ig.com.br.
Mestrando em História na Universidade do Rio dos Sinos – Unisinos (São Leopoldo-RS), tendo como objeto de investigação a sensibilidade devocional nas irmandades religiosas de Porto Alegre em tempos de implementação do ultramontanismo da Igreja Católica, durante a segunda metade do século XIX. Professor da rede pública municipal de São Leopoldo. Contato: maurodillmann@terra.com.br
Doutora em História pela Universidade de Leon, Espanha. Mestre em História pela PUC/SP. Professora e pesquisadora do Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador. Membro da ANPUH e da Society of Latin American Studies.
Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade São Francisco. Bacharel em História, Mestre em História e Doutora em Educação pela Unicamp. E-mail: maria_salvadori@uol.com.br
Graduando em História pela PUC-SP, pesquisador-bolsista do CEPE-PEBIC, orientando da Profa. Dra. Denise Bernuzzi de Sant´Anna.
Mestra em Antropologia Social pela USP, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo.
Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Tutor de História na Educação do Consórcio CEDERJ – Pedagogia Unirio.
Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor da Faculdade de Minas (FAMINAS) em Muriaé e do Departamento de História das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC).
Pós-doutorando em História pela EHESS (Paris), Doutor em História pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente leciona na Universidade São Judas Tadeu, no Centro Universitário Assunção – UNIFAI e no Centro Universitário Capital – UNICAPITAL.
Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.
Graduada em História pelas Faculdades Jorge Amado e atualmente integrante do Projeto de Pesquisa “Família, Migração e Educação: estudo comparativo de movimentos sociais pela terra (Alagoas, Bahia e Pará)” financiado pela FAPESB e desenvolvido no Curso de Pós-graduação do Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador sob coordenação da Dra. Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti.
Doutora em História Social pelo Programa de História Social do IFCS/UFRJ, pesquisadora do Centro de Estudos dos Oitocentos/PRONEX (pesquisa com financiamento da FAPES – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Espírito Santo e CNPq) e professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo.
Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor da Faculdade de História das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) da Faculdade de Minas (FAMINAS) em Muriaé.
Paulo Paranhos é Licenciado e Mestre em História. Coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Teresópolis – RJ. Sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia (ASBRAP). Autor, dentre outras obras, de São João da Barra: apogeu e crise do porto do açúcar do norte fluminense (2000); Terras Altas da Mantiqueira, caminho do ouro das Minas Gerais (2005) e FESO – tempo presente e presença da História (2006).
E-mail: paranhos_riobranco@yahoo.com.br
Graduado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP em 2004. Professor de História na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de São Paulo e, atualmente, pesquisador junto ao Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, em estudos sobre “Educação Feminina na Primeira Republica (1889-1900)”.
É historiador, mestrando em multimeios no departamento de cinema do Instituto de Artes da UNICAMP.
Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde defendeu a dissertação intitulada A luta anti agro-reformista de Plínio Corrêa de Oliveira, no ano de 2003. Atualmente está cursando o doutorado em História pela mesma instituição, com apoio financeiro da CAPES. Autora dos artigos Plínio Corrêa de Oliveira e a TFP: um reacionário a serviço da contra-revolução (Revista Esboços, n. 09, 2002) e Reconstruindo as vivências: A memória emergente de um egresso da TFP (Revista Fronteiras, n. 12, 2004).
É Licenciado e Mestre em História. Coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Teresópolis – RJ. Sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia (ASBRAP). Autor, dentre outras obras, de São João da Barra: apogeu e crise do porto do açúcar do norte fluminense (2000) e Terras Altas da Mantiqueira, caminho do ouro das Minas Gerais (2005).
e-mail: paranhos.riobranco@bol.com.br
É mestra em Arte (História da Arte) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Foi professora e coordenadora do ensino fundamental e médio. É pesquisadora do NEHD – Núcleo de Estudos de História Demográfica e do CEO – Centro de Estudos do Oitocentos. Publicou diversos artigos em revistas especializadas e em anais de congressos acadêmicos. Ver os resumos em:http://www.brnuede.com/pesquisadores/lucilia/index.htm
Advogada, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), mestranda em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP).
É Mestre em História e Doutor em Sociologia pela UNESP. Atualmente é pesquisador do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) junto ao IPES/NEIC/UNIFACEF. Foi professor colaborador do Departamento de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É co-autor, entre outros, de Dos Coronéis à Metrópole (Ed. Palavra Mágica) e Política e Sociedade no Brasil (Ed. Annablume). Contato: profag@terra.com.br
Professora de História da PUC-SP
Professor do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia e autor de Linhas de Montagem. O Industrialismo Nacional-Desenvolvimentista e a Sindicalização dos Trabalhadores. São Paulo: Boitempo, 2004.
É Mestre e Doutor em História pela UNICAMP, leciona na FAAT (Faculdades Atibaia) e autor de O Imaginário e as Guerras da Imprensa – Estudo das Coberturas Realizadas pela Imprensa Brasileira da Guerra da Coréia (1950-1953) e da Guerra do Vietnã na sua chamada “Fase Americana” (1964-1973). Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2004.
Mestranda da área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Formada em História pela PUC-SP e mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP.
Doutora (MS-3) – ECA-USP
Pós-doutorada (MS-4) – UNICAMP-IA
Graduou-se pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente é professora de História na Escola Estadual Romana Cunha em Santa Bárbara D’Oeste e desenvolve projeto de mestrado em história social da cultura.
Doutoranda em História Social, professora de Teoria da História da Unifieo e pesquisadora do LEI.
Doutoranda no programa de pós-graduação em História Social da FFLCH/USP.
Bacharel e licenciada pela PUC/SP em história, pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura pelo COGEAE/PUC e professora.
Bacharel e licenciado pela PUC/SP em história, professor e coordenador do setor de Ação Educativa do Arquivo do Estado de São Paulo.
Bacharel formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura pela mesma instituição e leciona na rede particular de ensino no Colégio São Francisco Xavier. Também trabalhou na rede pública de ensino e produziu material didático para o ensino fundamental no colégio Jean Piaget.
Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP e professora da Universidade Paulista.
Graduada em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara; mestra em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp; doutoranda em Multimeios pelo IA- Unicamp e responsável pela conservação e preservação de documentos do setor de Iconografia do Centro de Memória da Unicamp.
Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). E-mail: jjunifesp@gmail.com.
Mestranda no Programa de Pós-graduação em História da UFRGS, onde desenvolve pesquisa biográfica sobre Henrique Luiz Roessler. Bolsista CNPq. E-mail: elenitamalta@gmail.com.
Doutor em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – CPDOC e educador da Universidade de São Paulo nas Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Leciona nos cursos de História e Direito da Universidade Católica de Santos/Unisantos. Contato: r.christofoletti@uol.com.br.
Biólogo voltado à Biologia da Conservação, educador da Universidade de São Paulo nas Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Integra a equipe de professores responsáveis por projetos para o ensino médio do Centro Paula Souza. Leciona em escolas técnicas da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Contato: bioandre2002@yahoo.com.br.
Graduada, Mestre e Doutora em História pela FFLCH – USP, com tese sobre a transformação da paisagem do sudoeste paulista dos séculos XVIII ao XX. Trabalhou no Conselho Estadual de Meio Ambiente, atual Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do São Paulo e no Instituto Butantan. Agora está ligada ao UNIFIEO onde coordena o curso de História e desenvolve pesquisa em História Ambiental. O artigo “O Estado e as paisagens criadas a partir do século XIX por índios, posseiros, colonos e pequenos proprietários na Área de Proteção Ambiental de Tejupá” é resultado da síntese de pesquisas anteriores e a sua elaboração foi viabilizada pelo UNIFIEO. E-mail: pdscor@uol.com.br
Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, membro dos projetos de pesquisa “História do Português Paulista (PHPP): Projeto Caipira” e “Edição e estudo de textos modernos portugueses” pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Filologia e Língua Portuguesa da USP. Professora da Faculdade de Tecnologia Jardim (FATEJ) e autora do livro The Caipira dialect in Capivari: An individualized analysis to study the formation and expansion of the caipira dialect in Brazil, atualmente continua desenvolvendo pesquisas sobre o dialeto caipira em São Paulo. Contato: rhozzi@usp.br.