:: Página principal
:: Editorial
:: Sobre a revista Histórica
:: Publique seu texto
:: Colaboradores
:: Expediente
:: Imagens de uma época
:: Edições anteriores
:: Cadastre-se
:: Fale conosco
Imagens de uma época
Veja também:
Casa Canadá

A história da Casa Canadá se confunde com a constituição de um mercado de moda de relevância no Brasil. Aberta na década de 1920, no Rio de Janeiro, então Capital Federal, mais especificamente na Rua Gonçalves Dias, era principalmente uma casa de venda de peles e vestidos. O panorama começa a mudar com a contratação das irmãs Mena Fiala e Cândida Gluzman, quando da inauguração de uma grande loja na Rua Sete de Setembro. As irmãs projetariam a Casa Canadá a outro nível de produção, trazendo artigos importados e desenvolvendo vestidos de qualidade na própria casa, comparados aos europeus. A projeção do trabalho das irmãs rendeu, em 1944, a inauguração da loja Canadá de Luxe, sendo essa a primeira casa de alta costura do país. Outro fato destacado é que, com a inauguração, elas passaram a treinar manequins humanas para apresentar suas criações e importações, sendo pioneiras na realização de desfiles de moda no país – o primeiro aconteceu no dia 17 de junho de 1944.

O auge da Casa Canadá se deu na década de 1950, com toda a alta sociedade da época sendo cliente da loja, como as primeiras-damas Darcy Vargas, Santinha Dutra, Sarah Kubitschek e Dulce Figueiredo. Durante essa década, a Casa se notabilizou pela confecção de modelos exclusivos de vestidos de noiva, que contavam com um tecido especialmente desenvolvido com bordados em fios de ouro, prata e pedrarias. A Casa Canadá entrou em declínio com a transferência da Capital Federal para Brasília, e fechou as portas em 1967, após o prédio em que funcionava ser desapropriado pela ditadura militar. A crônica visual dos desfiles da Casa Canadá nos permite refletir sobre o consumo de luxo no país na “década de ouro”, assim como verificar as relações internas da elite nacional, que estava em um período de forte enfrentamento: a mudança da Capital Federal marcou profundamente as relações dessa camada da sociedade brasileira.

Nessa edição do “Imagens de uma Época” disponibilizamos algumas imagens dos desfiles da Casa Canadá na década de 1950, com cobertura do jornal Última Hora. Nas fotografias, podemos ver a história da moda sendo construída.

Os dados são apresentados pela Fundação SEADE.