:: Página principal
:: Editorial
:: Sobre a revista Histórica
:: Publique seu texto
:: Colaboradores
:: Expediente
:: Imagens de uma época
:: Edições anteriores
:: Cadastre-se
:: Fale conosco
Editorial

Entender como os homens se relacionam entre si, ao longo da história, para garantir sua subsistência, é um aspecto privilegiado para vislumbrar os modos de viver de determinada sociedade. A economia envolve muito mais que valores materiais, permitindo que a partir dela acessemos uma série de valores simbólicos expressos pelas práticas econômicas das populações estudadas, possibilitando que nos aproximemos de seus modos de viver tanto o cotidiano quanto o extraordinário em uma comunidade. Nesta edição da Revista Histórica, apresentamos artigos que tratam de temas relativos à história econômica a partir de diferentes enfoques, tratando de comércio, política financeira, escravidão, trabalho.

O primeiro artigo, de Rodrigo de Lima, traz as políticas institucionais do governo federal para a área das finanças durante toda a Primeira República, desde a proclamação em 1889 até 1930. Seguindo a mesma temática, Fabrício Herbeth apresenta as intervenções no mercado da carne verde em Belém do Pará durante o mesmo período. Ainda sobre o Pará, mas desta vez tratando do período colonial, José Alves de Souza Junior discute a relação da Companhia de Jesus e a escravidão de índios e negros na então capitania do Grão-Pará.

O período colonial da vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, hoje município do estado de São Paulo, é apresentado por Amanda Monteiro , em estudo do testamento de Miguel Fernandes Edra, datado de 1665. Finalizando a edição, Tiago Camillo discute as políticas de imigração do Império brasileiro a partir da experiência da colônia Santa Leopoldina, localizada no Espírito Santo.

Em “Imagens de uma época”, trazemos imagens do jornal Diário da Noite quando da primeira troca oficial de moeda no Brasil: a implementação do Cruzeiro, em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Submissão de artigos para a próxima edição:

Edição 56 – Outubro
Tema: Educação e Saberes
Prazo de envio: 10 de setembro

SAMIS, Alexandre. Clevelândia - Anarquismo, Sindicalismo e Repressão Política no Brasil. São Paulo: Editora Imaginário, 2002.
Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001. Verbete: Henrique Teixeira Lott. http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/biografias/Henrique_Teixeira_Lott. Acessado em: 04/06/2012.